Xilitol o grande aliado na higiene oral | Shizen Produtos Naturais

Xilitol – Um Grande Aliado na Higiene Oral

A luta contra as cáries

Apesar da melhora obtida na saúde dental com o uso do flúor, a incidência de cárie ocorre amplamente e ainda é causa de grande preocupação em vários países. A diminuição do consumo de açúcar e a utilização de outros meios práticos de higiene no combate aos efeitos prejudiciais, são as tentativas prioritárias no controle da incidência de cáries. Uma maneira de levar adiante estas prioridades é a substituição do consumo de confeitos com açúcar por outros que utilizem adoçantes seguros, ou seja, que não afetem a saúde dental. O XILITOL é particularmente recomendado para esta finalidade visto que , além de não ser fermentável, oferece benefícios à saúde dos dentes.

O que é Xilitol ?

É um adoçante natural, encontrado em plantas, frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura. É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É tão doce quanto o açúcar pois possui a mesma capacidade adoçante, sem provocar cáries.

É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos.

Trabalhando para inibir o crescimento de bactérias nocivas
Sua propriedade microbiológica o torna valioso como parte integrante de um programa de higiene oral.
O XILITOL é o único entre os demais adoçantes substitutos do açúcar que realmente inibe sozinho o crescimento de Streptococcus mutans, com isto reduzindo a susceptibilidade à cárie. Além disso, o uso contínuo de xilitol ajudará a seleção de formas menos virulentas e resultará em uma microflora oral menos agressiva. Estes estudos utilizaram produtos com xilitol em diversas formas como: confeitos, chicletes ou pastas de dentes e os usuários possuíam diferentes faixas etárias assim como experiências variadas com relação ao aparecimento de cáries. Em todos os casos foi observada a mesma tendência demonstrando que o xilitol reduz significativamente a incidência de cárie quando comparado ao grupo-controle que não recebeu xilitol.

Ajuda a controlar a placa

XILITOL reduz a quantidade de placa diminuindo a concentração de Strep. mutans e promove um balanço reduzindo a proporção de polissacarídeos insolúveis e aumentando a dos solúveis. Como resultado, ocorre uma placa menos aderente, de fácil remoção pela escovação habitual dos dentes.

Na higiene diária

O flúor inibe a desmineralização da superfície do dente e promove uma intensidade da remineralização. Estudos mostraram que a remineralização proveniente do xilitol possui magnitude semelhante à conferida pelo flúor, embora sob mecanismo de ação diferente. A combinação xilitol e flúor confere benefícios cumulativos. Por exemplo, a inclusão de xilitol em creme dental com flúor, após 3 anos de uso,, resulta em 12% de redução de aparecimento de cáries comparado com o uso de um creme dental somente com flúor. 

 

Outras particularidades

– Baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades.

– O emprego do xilitol como substituto de açúcar em confeitos faz com que o sabor seja idêntico ao produto similar com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias.

– Ao se dissolver, o xilitol possui um “calor de dissolução” negativo o que significa que absorve calor, resultando em um efeito gelado, refrescante que é especialmente realçado em sabores de menta.

– É absolutamente adequado para consumo por pessoas diabéticas já que seu metabolismo é independente da insulina.

– Todos podem aproveitar das propriedades do xilitol já mencionadas acima. Porém, os indivíduos mais susceptíveis à formação de cáries serão particularmente beneficiados.

– A atenção foi especialmente voltada às crianças que consomem açúcar com mais freqüência.

– Novos grupos incluem pessoas com baixa produção de saliva e aquelas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas como terapia de substituição do cigarro e também por quem está preocupado com o controle de peso, visto que é um excelente substituto do açúcar.

– Assim como todos os outros adoçantes, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia.

 

Fonte: Valda

 

 

 

Mel o aliado da perda de peso | Shizen Produtos Naturais

Mel, o aliado na perda de peso

O Mel contém nutrientes, tais como proteínas, água, energia, fibras, açúcares e várias vitaminas e minerais. Ele contém os minerais, tais como ferro, sódio, potássio, fósforo, zinco e cálcio. O mel é uma boa fonte de vitaminas que incluem folato, niacina, riboflavina, vitamina C e vitamina B-6. Leia Mais sobre os Benefícios do Mel na Perda de Peso.

Mel e Água Quente: Normalmente, a gordura permanece como um recurso não utilizado no corpo, a adição de grandes quantidades, acredita-se que o mel tem a capacidade de mobilizar esta gordura armazenada. Quando essa gordura é queimada para fornecer energia para suas atividades diárias, você vai ver uma diminuição gradual no peso e um alívio para os problemas de obesidade.

Mel também foi mostrado para aumentar positivamente os níveis de colesterol “bom” no corpo, e também reduz a tensão cardiovascular, o que significa que você pode levar uma vida mais ativa e saudável, que vai promover ainda mais seus programas na perda de peso. A pesquisa sugere que o consumo do mel (cerca de uma colher de sopa por dia), com uma quantidade igual de água quente pode estimular este processo benéfico.

Mel e suco de Limão: O mel também pode ajudar na perda de peso quando consumido com água quente e suco de limão. Muitas pessoas bebem esta fórmula como um começo para o seu dia como uma forma de estimular a perda de peso. O mel é embalado com 22 aminoácidos e uma série de vitaminas e minerais valiosos, muitos dos quais beneficiam o metabolismo do corpo. Ao regular a função do metabolismo, o alimento é utilizado adequadamente, a gordura é transformada em energia utilizável, e a saúde global é melhorada.

O sumo de limão é também carregado com vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico ), que aumenta a função hepática e o metabolismo da gordura. Além disso, o sumo de limão aumenta a função da glutationa, que é um antioxidante importante para a desintoxicação e emagrecimento rápido.

 Mel e Canela: Outra receita popular combina canela com mel e água morna. Estudos sugerem que o uso da canela é benéfico para a perda de peso.

Misture uma colher de sopa de canela com uma colher de sopa de mel e uma xícara de água morna. Misture esses ingredientes e beba com o estômago vazio. Canela tem um efeito regulador sobre os níveis de açúcar no sangue e o metabolismo da glicose. Altos níveis de açúcar no sangue pode levar ao aumento de armazenamento de gordura no corpo, de modo a canela tem um impacto positivo sobre este aspecto na perda de peso. Combinado com o poder metabolismo do mel, esta mistura pode ser um poderoso impulso aos seus esforços na perda de peso.

Dieta de Hibernação: Com todas as novas dietas que surgem a cada ano, é difícil saber qual delas irá beneficiar o seu corpo e nos esforços na perda de peso. Um dos aspectos da dieta de hibernação para perder peso é consumir uma colher de mel antes de ir para a cama. Enquanto você dorme, o mel vai continuar estimulando a função do fígado , manter o seu metabolismo de queima de gordura, e facilitando a quantidade de hormônios do estresse que estão em seu sistema. Como o nome indica, ele ajuda a hibernação de uma forma saudável e relaxante!

Melhora a digestão: Mel também melhora a sua digestão, o que pode ajudar na redução do peso estático no seu sistema digestivo. Portanto, o mel pode ser consumido após o jantar, especialmente depois de comer uma grande refeição.

Bom substituto do Açúcar: O mel é um bom substituto do açúcar. Ele pode ser usado em diferentes bebidas, tais como chá, sumo de limão. Entre outros produtos alimentares, que pode ser usado em sobremesas, panquecas, em vez de açúcar. Pode-se adicionar mel em aveia, sanduíche na manteiga de amendoim, tem bom gosto e um menor risco no ganho de peso.

O seu programa de perda de peso deve se concentrar na redução da ingestão de calorias, em vez de parar a ingestão de calorias. Além disso, você também aumentar sua eliminação diária de calorias através de exercícios regulares.

 

Fonte: SaudeDica

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Alimentos que limpam, desincham e afinam a cintura

Descubra o que comer para afinar a cintura, desinchar, limpar o intestino: 

 

Cereais, frutas e folhas frescas, suplementos e ervas secas

A nutricionista Lucyanna Kalluf explica que essa turma é importante na recuperação do seu organismo (e das medidas da cintura) depois de um dia de exageros à mesa
 

Arroz integral

Contém fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis) que tem o poder reduzir a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.
 

Farelo de aveia

Tem betaglucanas, substâncias que estimulam o organismo a absorver menos a gordura vinda dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade.
 

Alface

Carrega substâncias (clorofila + flavonoides) que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.
 

Couve

Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.
 

Cenoura

A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.
 

Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.
 

Melancia

Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.
 

Kiwi

Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.
 

Mel

Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. E, como diminui o desejo de doce, no dia da dieta ajuda você a esquecer o pavê de chocolate que sobrou da festa.
 

Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.
 

Camomila e melissa

Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.
 

Levedo de cerveja

Rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco), diminui a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias de comilança.
 
 
Fonte: mdemulher.abril.com
Benefícios da Soja | Shizen Produtos Naturais

Os benefícios da Soja

Soja são leguminosas comestíveis, que são uma grande fonte de proteína. Ela fornecer uma grande quantidade de nutrientes e benefícios para a saúde. Além disso, As Sojas são usados ??em vários pratos como um molho ou ingrediente principal. Ela ainda é considerada uma importante fonte de proteína para vegans. Vamos dar uma olhada nos vários Benefícios Nutricionais da Soja.

Benefícios Nutricionais da Soja: A Soja é uma rica fonte de energia. O consumo de 100 gramas ela fornece cerca de 450 calorias. Além disso, O óleo de Soja contem uma grande quantidade de proteína. Ela também é uma excelente fonte de fibra dietética, Gorduras e vitaminas.

 A Soja Reduz o Colesterol e Melhora a Saúde do Coração: A Soja é bastante útil em reduzir a quantidade de “colesterol mau” ou seja o colesterol LDL do corpo. A proteína da Soja Mostrou-se ter efeito benefício na redução do colesterol. Elas também têm baixa quantidade de gordura trans e saturada, que faz com que seja realmente benéfico para pacientes cardíacos. A Soja também contém lecitina que atua como um impulsionante de gordura natural que reduz o acúmulo de triglicerídeos e colesterol LDL nas artérias sanguíneas. Além disso, A Soja aumenta o colesterol HDL ( BOM) no corpo.

A Soja também é rica em ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido linolênico que ajudam no bom funcionamento dos músculos lisos e regula a pressão arterial.

Benefícios da Soja Para Diabetes: A Soja é útil contra diabetes tipo 2 (diabetes mais comum). Ela auxilia no aumento do metabolismo e da produção de insulina no fígado. A insulina ajuda na regulação da glicose no corpo. Equol e diadzein presente na Soja ajuda na sensibilização à insulina. Assim, a adição de Soja na dieta podem ser realmente útil para os pacientes diabéticos.

 Benefícios da Soja Para os Ossos: A Soja é uma rica fonte de Cálcio. Ela ajuda a fortalecer os ossos e aumenta a densidade óssea. As isoflavonas são encontrados em plantas como a Soja que aumenta a densidade do osso. Portanto, A Soja é bastante útil para mulheres que tem problemas com a osteoporose.

Benefícios da Soja Na Prevenção do Câncer: A Soja é uma fonte de ácido fítico que atua como um anti-oxidante que por sua vez, ajuda na luta contra o câncer. A Soja também contém sphingolipids que ajudam na prevenção do câncer de cólon. A Soja também é rica em fibras dietéticas que Mostrou-se ser benéfico para a digestão. portanto, com uma boa digestão e os movimentos dos intestinos estando em ótimas condições, a ocorrência de câncer de intestino é bastante reduzida. Além disso, Estudos realizados mostrou-se que a um composto na Soja, conhecido como peptídeos de proteína são úteis contra os câncer de cólon, fígado e de pulmão.

Soja Promove uma Digestão Saudável: A Soja é uma boa fonte de fibra dietética, portanto,tornando-se útil na digestão. Ela ajuda na prevenção de doenças e constipação diverticular.

 

Fonte: SaudeDica

cereais matinais e o aumento de expectativa de vida shizen | produtos naturais

Os Cereais e o aumento de expectativa de vida

Um levantamento feito por uma entidade que reúne fabricantes de cereal no Reino Unido, descobriu que o aumento na ingestão de fibras está associado a menores taxas de mortalidade. 

O estudo acompanhou 452.717 mil pessoas na Europa durante 12 anos e sete meses, que responderam a questionários para avaliar a quantidade de fibras que elas ingeriam. Durante esse período, foram registradas 23.582 mortes. Analisando a relação entre o consumo de cereais e mortalidade, os cientistas descobriram que a ingestão de fibras foi associada a maiores índices de expectativa de vida no geral, bem como com menores ocorrências de doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

Estudos anteriores mostram que o consumo de cereais no café da manhã fornecem boas quantidades de micronutrientes, fibras, proteínas e carboidratos com baixos índices de gorduras. De acordo com os autores da pesquisa atual, os cereais matinais fornecem a quantidade total de fibras que deve ser consumida diariamente. O alimento pode ainda ser fonte de cálcio, quando consumido com leite.

A relação entre ingestão de fibras e aumento da longevidade pode acontecer porque elas ajudam a manter o intestino regulado, fator que contribui para o aumento da longevidade. Quando você estimula o crescimento da flora intestinal benéfica, ela será mais efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação.

Inclua mais fibras na dieta e aproveite os benefícios

Apesar de as fibras apresentarem diversos benefícios conhecidos para a saúde, apenas 32% da população brasileira consome as quantidades adequadas, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, publicada em julho de 2012. Segundo as recomendações Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30g diariamente. Confira dicas de especialistas de como incluir esse nutriente na rotina e aproveitar todos os seus benefícios.

Leite com cereal

Acrescentando o cereal ao seu leite matinal, você também está adicionando fibras insolúveis. Os cerais, principalmente os integrais, são os campeões quando o assunto é esse nutriente.

Alimentos integrais

De acordo com a endocrinologista e nutróloga Ellen Paiva, os alimentos integrais possuem mais grãos. Por isso, são mais ricos em fibras insolúveis e aumentam a saciedade, ajudando a dieta e trazendo benefícios à saúde. “Não há, entretanto, a necessidade de trocar todos os carboidratos por integrais, basta consumir uma porção por dia”, explica Ellen.

Investir no arroz e feijão

As fibras e a proteína vegetal presentes no feijão são imbatíveis tanto no quesito nutricional quanto na riqueza em fibras. Já o arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Se a sua intenção é colocar ainda mais fibras no prato, prefira a versão integral desse alimento.

Prato colorido

Além de enriquecer o seu cardápio com fibras solúveis, você ainda está enchendo-o de saúde. “A variedade de cores representa variedade de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais”, conta a nutróloga Ellen Paiva.

Essa é uma opção muito nutritiva e saborosa para a sobremesa, além de ser rica em fibras solúveis. Invista na criatividade ao prepará-las: podem ser acompanhas de aveia, granola, semente de linhaça ou outros grãos, que acrescentam ainda mais fibras ao lanche.

Comer o bagaço e a casca das frutas

A maior fonte de fibras das frutas está no bagaço e na casca. De acordo com a nutróloga Ellen Paiva, o negócio é investir principalmente no bagaço da laranja e na casca da maçã, que possuem muitas fibras e vitaminas. “A maior parte da vitamina C da maçã fica em sua casca”, exemplifica Ellen.

 

Fonte : MinhaVida

A importância dos temperos em suas receitas | Shizen Produtos Naturais

A importância dos temperos em suas receitas

Além de valorizar o sabor dos alimentos com maestria, os temperos naturais também nos oferecem inúmeros benefícios. Eles são ricos em substâncias antioxidantes (previnem contra o envelhecimento precoce), estimulam a digestão, auxiliam a função do fígado, têm propriedades diuréticas, entre outros.

São ótimas opções para substituir os temperos industrializados, ricos em gordura e sódio. Os condimentos naturais devem ser adicionados em vários tipos de preparações como exposto abaixo.

O coentro, a cebolinha verde, o hortelã, o manjericão, o tomilho, a salsa ajudam no processo digestivo. Quando precisamos cuidar de gripes, resfriados e infecções do trato respiratório podemos recorrer a ingestão de cebolinha verde, orégano, manjericão, hortelã. Para aqueles indivíduos que sofrem como os prejuízos da retenção de líquidos, vale incluir em seu cardápio a salsa e o cominho.

Faça bom uso destes ingredientes e cuide do seu corpo.

TIPO INVISTA EM:

BOVINA – Alecrim, Orégano, Salsa, Tomilho

SUINA – Alecrim, Salsa, Tomilho

CAPRINO – Alecrim, Coentro, Hortelã, Salsa, Tomilho

PERU – Alecrim, Coentro, Orégano, Salsa, Tomilho

FRANGO – Alecrim, Coentro, Hortelã, Salsa, Tomilho

PEIXE – Alecrim, Cebolinha, Coentro, Orégano, Salsa, Tomilho

FRUTOS DO MAR – Coentro, Salsa

MASSA – Manjericão, Orégano

VERDURAS/LEGUMES – Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Salsa

SOPAS – Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Salsa

 
 
Fonte: http://kilorias.band.uol.com.br/