Você sabia que as ervas frescas podem ser aliadas da sua saúde na preparação tanto de comidas quanto de bebidas?
Além de conferir um sabor mais elaborado aos alimentos, elas ainda proporcionam grandes benefícios para a sua saúde!
Pensando nisso, a Shizen preparou algumas dicas e sugestões para você preparar pratos deliciosos, enquanto cuida da sua saúde.
O que são ervas frescas?
As ervas frescas são folhas de plantas que podem ser utilizadas na culinária, enquanto as especiarias são preparadas a partir de raízes, cascas, sementes ou talos de outras plantas.
Usadas há milênios na alimentação humana, as ervas podem ser um coringa na cozinha, pois tem a capacidade de adicionar sabor aos alimentos, possibilitando a redução do uso de outros temperos, como o sal, por exemplo.
Muito além de um condimento, as ervas são uma fonte de nutrientes e compostos bioativos que ajudam a manter a saúde em dia.
Ervas Frescas mais Populares:
Salsinha – Um dos temperos mais usados no Brasil, pode ser usado em diversos pratos como legumes, carnes e sopas. Contém vitaminas A, B3 , C e minerais como cálcio, ferro e potássio.
Alivia os sintomas da bronquite, asma e auxilia no tratamento de reumatismo.
Cebolinha – pode ser utilizada em molhos, sopas, legumes, vinagrete, carnes e peixes. Contém vitaminas A e C e minerais como potássio, cálcio e fósforo.
Tem propriedades antioxidantes; ajuda na digestão e melhora a circulação sanguínea.
Manjericão – Com perfume marcante, é nosso velho conhecido das massas, pizzas e molhos de tomate. Contém vitaminas A e C e minerais como cálcio, ferro e potássio.
É antioxidante; combate vômitos, cólicas intestinais e diarreias.
Tomilho – com pequenas folhas, esta erva combina com quase todos os tipos de alimentos.
Contém vitaminas do complexo B, vitamina C e A. Também tem minerais como magnésio, cálcio e potássio. É digestivo, anti inflamatório e expectorante.
Alecrim – Com folhas finas e aroma marcante, pode ser utilizado em carnes, batatas e pães.
Contém vitaminas A e do complexo B. É antioxidante; antimicrobiano; facilita a digestão; é indicado para combater o cansaço físico e mental e ajuda na circulação sanguínea.
Orégano – Uma das ervas mais utilizadas na culinária, tanto em preparo de pizzas como em saladas, molhos, lasanhas e carnes.
Contém vitamina C, vitamina A, cálcio e potássio. Estimula as funções gástricas e biliares; auxilia no tratamento de dispepsia (má digestão).
Coentro – Algumas pessoas amam, outras odeiam. Da mesma família que a salsinha, pode ser utilizado em moquecas, sopas e peixes. Contém potássio, ferro, vitamina C e vitamina A.
É antioxidante; auxilia na digestão; utilizado como antitérmico.
Sálvia – Com sabor marcante, deve ser utilizado em pequenas quantidades para tempero de aves, carnes, marinadas.
Contém vitaminas A, C e E e minerais, como magnésio, ferro e cálcio. Antioxidante; reduz flatulência e tem ação anti-inflamatória.
Hortelã – Muito versátil, podendo ser usada em chás, sucos, drinks e pratos em geral . Contém vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Age como descongestionante e sua infusão é indicada como auxiliar no tratamento de gripe.
Quando usar ervas frescas?
As ervas frescas são excelentes para aromatizar os pratos, mas não reagem bem à longos períodos de exposição ao calor, por isso, não devem ser utilizadas em pratos assados ou com cozimentos de longa duração.
Elas são ideais para pratos com pouco tempo de cozimento, saladas e molhos rápidos.
Caso você queira usar as ervas para em preparos longos, adicione apenas no final do preparo ou como finalização.
O manjericão, por exemplo, deve ser adicionado à pizza quando ela é retirada do forno. Cebolinha, salsinha e tomilho devem ser adicionados ao molho apenas alguns minutos antes de servir.
Quando usar Ervas Secas?
As ervas secas são apenas o resultado da desidratação das folhas frescas. Elas têm como beneficio uma maior concentração de sabor, maior durabilidade e facilidade de armazenamento.
Para que elas liberem sabor, precisam de mais tempo no calor, então, adicione logo no inicio do preparo de seus pratos.
Aqui o segredo é sempre verificar o rótulo dos produtos, dando preferencia aos que não utilizam conservantes e outros produtos químicos em suas fórmulas. Prefira sempre as ervas desidratadas naturais.
Sobre a Shizen
A Shizen nasceu em Brasília em 2007, com objetivo de oferecer produtos de qualidade e das melhores marcas para que você possa desfrutar de uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.
Estamos sempre em busca de conhecimento e inovação, para trazer as ultimas tendências e descobertas na área de produtos naturais.
Venha visitar uma das nossas lojas e descubra como alimentar-se de forma saudável pode ser muito gostoso!