Os Chás Detox são uma ótima alternativa para quem busca fortalecer a imunidade, eliminando as toxinas acumuladas no corpo naqueles dias que não nos alimentamos de forma tão saudável.
Utilizados desde a antiguidade por suas propriedades terapêuticas, os chás são uma alternativa natural para você cuidar da sua saúde.
Qual a função dos Chás Detox?
O chá tem a função de reduzir ou eliminar o excesso de substâncias tóxicas do nosso organismo que vem de alguns alimentos ultraprocessados, corantes, conservantes, agrotóxicos, medicamentos e até mesmo contato com produtos de limpeza de uso doméstico.
Principalmente depois de períodos onde a alimentação sai da rotina ou quando existe o consumo de bebidas alcoólicas, ele pode ser um excelente aliado para equilibrar seu organismo, quando combinado a uma alimentação saudável e exercícios.
Quando nosso organismo está impregnado destas substâncias, é normal sentirmos inchaço, mal estar, dificuldade em emagrecer e até mesmo causar acnes pela pele.
Quais os principais chás Detox e seus Benefícios?
1. Chá de Carqueja
Muito popular em nossa cultura, chá de carqueja ajuda a aliviar os sintomas relacionados a má digestão, desconforto no abdômen, inchaço, náuseas e sensação de queimação.
Devido à presença de flavonoides e alcaloides presentes na planta, a carqueja apresenta ação antioxidante, que combate radicais livres e é um ótimo aliado do fígado, intestino, estômago e rins.
Ele também fortalece o sistema imunológico e ajuda no combate a inflamações, por ser rico em flavonoides, luteína e apigenina.
Vale destacar que o chá de carqueja não emagrece isoladamente. Ele é associado à perda de peso, pois ajuda a combater o processo inflamatório no organismo e por sua ação diurética.
Modo de Preparo: Coloque 2 colheres de sopa de hastes de carqueja em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xicaras por dia.
2. Chá de Boldo
O Chá de Boldo é bastante conhecido por suas propriedades digestivas.
Com sabor amargo e marcante, ele é utilizado principalmente para má digestão, problemas do fígado, pedra na vesícula, gota, cistite, flatulência e dores de cabeça.
Devido a presença de compostos bioativos e alcaloides como o tanino, catequinas e boldina, ele possui efeito antioxidante.
Ele também conta com ação diurética, antiespasmódica (minimiza cólicas), anti-inflamatório, antisséptico e antibacteriano.
Apesar de alguns acharem que ele ajuda a emagrecer, na verdade ele alivia a produção de gases, o que ajuda a diminuir a distensão abdominal.
Modo de preparo: Misturar 1 colher de chá de folhas picadas em 200 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos. Coar e beber morno ou frio até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições
3. Chá de Alcaçuz
O alcaçuz é umas das plantas medicinais mais antigas do mundo, sendo reconhecida pelos benefícios para problemas do estômago e inflamações.
Ele possui ação antioxidante devido a presença de substâncias como a glabridina, apigenina e liquiritina.
Seu consumo ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, estimula o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória.O ácido glicirrízico presente no alcaçuz também tem ação hepatoprotetora, diminuindo a inflamação das células do fígado
Modo de preparo: Colocar 5 gramas de raiz de alcaçuz em 500 mL de água e ferver durante 10 a 15 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber até 2 xícaras por dia.
4. Chá Verde
Os benefícios do chá verde se devem ao fato dessa planta ser rica em compostos fenólicos, catequinas e flavonoides, além de conter cafeína.
Esses componentes, atuam como antioxidantes e exercem ação hipoglicemiante, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antimutagênica, diurética e estimulante, combate radicais livres e o envelhecimento precoce.
Os compostos bioativos, como a cafeína, as catequinas e os flavonoides, ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e estimulando o emagrecimento.
As catequinas e flavonoides também possuem efeito antioxidante, combatendo os radicais livres no cérebro e prevenindo algumas doenças neurodegenerativas. Suas propriedades antimicrobianas ajudam a evitar gripes e resfriados.
Ele também está associado a uma melhora no desempenho durante os exercícios de resistência.
Modo de Preparo: Colocar 1 colher do chá verde em 1 xícara de água fervente. Cobrir e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber morno ou frio.
5. Chá de Quebra Pedra
O chá de quebra é indicado para prevenir a formação de pedras nos rins ou na vesícula, proteger o fígado ou melhorar a prisão de ventre, pois é rica em alcaloides, flavonoides, triterpenos e ligninas, com propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas.
Por ser rico em antioxidantes com ação hepatoprotetora, como lignanos, entre os quais se destaca a filantina e a hipofilantina, pode proteger as células hepáticas da intoxicação.
A grande concentração de ácido gálico e corilagina presente no quebra pedra também pode ajudar a combater processos inflamatórios.
Por ser rica em compostos bioativos, como os flavonoides, a quebra-pedra ajuda a diminuir os níveis de gordura no corpo, diminuindo o colesterol total e o colesterol LDL, além dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares.
Modo de Preparo: Adicionar 20 gramas de quebra pedra em 1 litro de água fervente. Cobrir e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Coar e beber frio ou morno.
Sobre a Shizen
A Shizen nasceu em Brasília em 2007, com objetivo de oferecer produtos de qualidade e das melhores marcas para que você possa desfrutar de uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.
Estamos sempre em busca de conhecimento e inovação, para trazer as ultimas tendências e descobertas para você cuidar da sua saúde.